Microfisioterapia

A Microfisioterapia é uma Técnica de Fisioterapia Manual desenvolvida na França em 1983 pelos fisioterapeutas Daniel Grosjean e Patrice Bénini.

Baseada na embriologia, na filogenia e na ontogênese desenvolveram-se mapas corporais específicos (similares aos meridianos de medicina oriental) e gestos manuais específicos e suaves que permitem identificar a causa primária de uma doença ou disfunção, promovendo o equilíbrio e manutenção da saúde.

Esta técnica permite resolver problemas crónicos de saúde com o uso das mãos nas camadas específicas do corpo. Através destes gestos, o profissional é capaz de relatar datas importantes da vida do paciente e a sua relação com os problemas de saúde. Em seguida realizando as massagem com as pontas dos dedos ajuda o organismo a apagar as cicatrizes internas espalhadas pelo corpo, responsáveis pelos sintomas negativos.

Este tratamento não é místico, sobrenatural ou espírita. È realizado por fisioterapeutas profissionais treinados para descobrir as cicatrizes do organismo, pois tudo o que nos acontece a nível tóxico, físico e emocional é absorvido pelo corpo, o papel do fisioterapeuta é descobrir essas memórias  e desactiva-las.

Estimulando os pontos certos no corpo, a Microfisioterapia leva o paciente a encontrar a cura dentro do próprio organismo.

Porém esta técnica não funciona para todas as doenças. Os problemas crónicos são os que têm obtido maior resultado, tais como: casos de enxaqueca, cólicas, herpes, alergias, depressões, síndroma de pânico, artroses, artrites…

A Microfisioterapia não é um substituto aos métodos existentes convencionais. Deve ser usada como prevenção de problemas, com sessões anuais para limpar do corpo as marcas desse tempo. Pode ser aplicada a pessoas de qualquer idade, salvo mulheres grávidas e doentes terminais. Reacções adversas como mudanças de sono, vómitos, alterações de humor e aumento do problema podem surgir nos primeiros dias. A Microfisioterapia trabalha com o mesmo princípio da homeopatia, usando o semelhante para promover a cura, por isso às vezes, as complicações pioram para depois regredirem.

Para o tratamento completo de algum problema, são aconselhadas três a quatro sessões feitas com intervalos de dois meses.

Apenas médicos, fisioterapeutas e psicólogos estão capacitados para trabalhar com a Microfisioterapia